domingo, 16 de março de 2008

Benito Di Paula, o Grande Nome dos Anos 70




Ele é um dos nomes mais importantes do Brasil, é dono de uma carreira de muitos sucessos, e rei do famoso Samba-Canção do Brasil.


Tudo começou na cidade de Nova Friburgo, no dia 28 de novembro de 1941, quando lá nascia um ídolo que viria a se chamar Uday Veloso, mais conhecido como Benito Di Paula. Esse artista se trata de um pianista, cantor e compositor brasileiro.
Uday Veloso ganhou fama nacional com o pseudônimo de Benito Di Paula. Foi e vai sempre ser um dos nomes mais importantes da canção nacional dos anos 70.
Iniciou sua carreira no início dos anos 70 (1971), pela gravadora Copacabana.
Seu estilo musical é considerado como samba jóia, ao combinar o samba tradicional com piano e arranjos românticos e jazzisticos. Em seu primeiro disco gravado em 1971, foi censurado por trazer a música "Apesar de Você" de Chico Buarque. Seu segundo Lp, também não trouxe grande êxito. Mas estourou nas paradas com o seu terceiro disco gravado em 1973, com a música "Retalhos de Cetim, que foi entre as dez músicas mais tocadas daquele ano.
O traje do Benito Di Paula, era sua longa barba e cabelos, inúmeras correntes, brincos e pulseiras.
Depois de "Retalhos de Cetim", Benito Di Paula, foi implacando cada vez mais sucessos, como "Charlie Brown", que foi o maior sucesso de sua carreira que o fez fazer turnês por vários países do mundo e ser o disco mais vendido de 1975, seguido de outros sucessos "Vai Ficar na Saudade", "Se Não For Amor", "Mulher Brasileira", "Tudo Está No Seu Lugar", "Amigo do Sol, Amigo da Lua", entre outros.
Chegou nos anos 70, a disputar a venda de Lps juntamente com Roberto Carlos.
Ele tem 26 discos gravados, distribuídos em vários milhões de cópias vendidas, e muitos discos de ouro e platina.